2007 a 2014

O casal José Dilberto Figueiredo e Marilaine Rabelo Assis Figueiredo, juntamente com sua filha Ana Cláudia Assis R. Figueiredo, alugam a chácara do Sr. José Marcolino em frente a CB filtros e começam a receber moradores de rua acometidos da dependência química, oferecendo a eles, total de 06 (seis) vagas, moradia, alimentação, estudo bíblico, orações e participação diária nos Grupos de Alcoólicos Anônimos de Campo Belo e, nas segundas feiras, participação no Grupo “Água Viva” da Renovação Carismática Católica da Paróquia Senhor Bom Jesus, situação que perdura até 2014.

2015 a 2016

A Comunidade ganha sede própria e passa a receber 10 (dez) residentes, oferecendo a cada um deles um quartinho individual com banheiro e chuveiro, alimentação e, obviamente, a espiritualidade com presença nos grupos de Alcoólicos Anônimos e Grupo “Água Viva”.

Ainda, neste mesmo ano, a Comunidade Terapêutica que era denominada apenas de “chácara” ou “casa velha” recebe a oportunidade de fundir-se com a já existente Comunidade ADECON (DEUS CONOSCO), recebendo do presidente desta, Sr. Paulo Henrique Souza, toda a estrutura jurídica, passando-se, pois, a ter como presidentes o Sr. José Dilberto Figueiredo e como vice-presidente a Sra. Marilaine Rabelo Assis Figueiredo, ganhando, pois, esta denominação tão forte que significa “Emanuel” (DEUS CONOSCO).

2017

Nesta época, a Comunidade Terapêutica ADECON (DEUS CONOSCO) já contava com 15 quartos individuais, capela, refeitório, cozinha, quadra de peteca, quadra de bocha, escritório, sala de atendimento individual, sala de atendimento coletivo, galpão de laborterapia e 500 metros de horta para a prática de horticultura.

Neste mesmo ano a Comunidade Terapêutica ADECON (DEUS CONOSCO) consegue aprovação do Estado de Minas Gerais e passa a atuar como Comunidade Terapêutica parceira do Estado de Minas Gerais e inicia-se um novo modelo de tratamento, agora com uma equipe de profissionais formada por:

• Psicóloga
• Assistente Social/Coordenadora e Responsável Técnica
• Nutricionista/Responsável Técnica Substituta
• Terapeuta Ocupacional
• Educador Físico
• 04 (quatro) monitores em jornada de 12 x 36, diurno e noturno.
• 11 Voluntários, os quais estão relatados no menu VOLUNTÁRIOS.

2018 a 2019

A Comunidade Terapêutica ADECON (DEUS CONOSCO) já conta agora com 25 (vinte e cinco) quartos individuais e acolhimento de 26 (vinte e seis) residentes, tendo firmado, neste mesmo ano, parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Governo Federal, passando a ser uma Comunidade Terapêutica ligada tanto ao Estado de Minas Gerais (Supod) como ao Governo Federal (Senapred).

2020

Neste ano, mais 10 vagas foram implantadas, via Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Governo Federal, passando a atender 35 (trinta e cinco) residentes com problemas de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.